Midias Sociais

Navegue em nossas redes sociais

Email Marketing

Cadastre aqui seu email para receber nossas promoções direto no seu email.

Projetos 3D

Confira sua casa em 3D antes de construir. Confira alguns projetos exclusivo que à Florestamc propõe à você.

Projetos 3D

Confira: Artigos e Notícias

Como minimizar os custos com sua obra.


Aprenda aqui os pequenos detalhes de uma obra 100%

Cadastrado dia: 24/02/2013

Gerenciamento de Obras é um tipo de serviço de Engenharia que tem como foco fazer com que sejam cumpridos os objetivos de custo, prazo e qualidade, evitando problemas, quanto a atrasos e aumento de custos. Com o aumento da complexidade das obras e dos custos trabalhistas, após a Constituição de 1988, as construtoras preferiram manter o foco na execução da obra, sua atividade fim.

A partir disso, nasceram as empresas gerenciadoras que, além de terem profissionais com elevado grau de conhecimento técnico em termos de normas, compreen­são de projeto, interpretação das especificações e procedimentos de execução, contam com ferramentas e técnicas, tais como softwares e modelos de planejamento consagrados, para atingir os objetivos de cumprimento de prazos, custos e qualidade, entre outros. As gerenciadoras, portanto, representam uma profissionalização do mercado de construção civil, ficando responsáveis por representar o cliente (dono da obra) frente às construtoras e garantindo que a obra seja executada de acordo com as necessidades do contratante. Além disso, com um bom planejamento e gerenciamento, é possível reduzir em até 6% o custo final de um empreendimento.

Redução de custos

Quando se analisam os custos nos orçamentos das construtoras, existem vários itens que encarecem o valor do produto final para o cliente contratante, entre eles, os riscos na contratação de subempreiteiros, atrasos, a bitributação (impostos que incidem sobre construtora e os fornecedores de serviços contratados por elas), taxa de administração, entre outros. Para reduzir esses valores, a gerenciadora atua na forma de contratação, retirando do contrato com as construtoras alguns serviços que podem ser adquiridos diretamente pelo empreendedor, mas que ficarão sob a responsabilidade da construtora quanto ao cumprimento de prazos, qualidade, logística, controle de compras etc.

Normalmente, estes serviços excluídos do contrato da construtora são os de instalações elétricas e hidráulicas, de combate a incêndio, automação, estruturas metálicas especiais, transporte vertical, e outros diversos. Assim, a gerenciadora, que tem mais tempo para fazer as contratações, pois atua desde o planejamento, pode estudar antecipadamente algumas soluções para a redução de custos desses serviços, além de ter liberdade de escolha. Com todos esses procedimentos, é possível chegar a uma redução de custo final do empreendimento de até 8%.

O importante é nunca esvaziar o contrato da construtora, pois ela deve ser a líder, sendo responsável direta por mais de 60% do valor da obra, assim como pelo canteiro geral, segurança patrimonial, controle de acessos, segurança do trabalho, logística do canteiro, compatibilização de todos os cronogramas, limpeza da obra etc. E isso sempre com a supervisão da gerenciadora, que se torna o braço do cliente dentro da obra.

Estratégia produtiva

A função da gerenciadora é planejar e coordenar todas as diferentes atividades e operações que fazem parte de uma construção. Tudo começa pelo gerenciamento e coordenação dos vários projetos. As interfaces precisam ser estudadas para que na hora da execução não haja dúvidas sobre o que e como fazer, evitando improvisações, erros e retrabalhos.

Durante a execução do empreendimento, a gerenciadora irá acompanhá-lo para que sejam cumpridas todas as especificações do projeto. Baseado num planejamento rigoroso, o gerenciamento busca antecipar problemas e imprevistos, resolvendo-os o máximo possível antes do início da fase da construção. Isso permite a racionalização e o aumento da produtividade, o que facilita o cumprimento de prazos, custos e qualidade.

Essas são as vantagens que o planejamento e o gerenciamento de obras podem trazer, pois oferecem uma visão clara entre diferentes níveis gerenciais, definindo o papel de cada envolvido no processo, reduzindo a probabilidade de erros na execução, definindo fluxos e etapas de construção, contribuindo na demarcação de padrões para o controle da obra.

Autor: Jair Mateus.

Equipe de trabalho Entrega Rápida

2012 - Todos os direitos reservados à Floresta MC ®.
“Fazendo o melhor para você”.
Tel.: (67) 3431-8499 | (67) 9923-2640
CEP: 79.904-704
Endereço: Av. Brasil, nº 1.091 - Centro
Email: contato@florestamc.com.br

Ato
Logo Floresta Rodape
LiveZilla Live Help